Seja Bem Vindo[a]!!!

Este é um site oficial da banda de rock PERSONA NON GRATA . As postagens são publicadas pelo vocalista André Lissonger e obedecem as datas originais de publicação em outras mídias . Aqui você vai encontrar as principais matérias, entrevistas, links, músicas, fotos e a divulgação de eventos .

Deixe seus comentários... pois são o mais importante feedback .

Um grande abraço e Longa Vida ao ROCK!

terça-feira, 3 de julho de 2007

O DIA MUNICIPAL DO ROCK 2005


O DIA MUNICIPAL DO ROCK 2005

Por Cleber Rebel


As comemorações desta data tão importante para o rock baiano começaram no dia 27 de junho com um coquetel para imprensa e convidados.

Nas dependências do Teatro do IRDEB, inicialmente foi apresentado um belíssimo documentário sobre a vida de Raul Seixas, revelando fatos e curiosidades do Pai do rock brasileiro. Logo em seguida, sobe as cortinas e eis que surge um cenário muito bem preparado e exclusivo para receber o dono de uma dinâmica impressionante, Zezão Castro embalou o público com canções dos primórdios do rock, da Bahia e do mundo.

Zezão mostrou o trabalho que vem realizando como tese em seu mestrado. A Jovem Guarda é o assunto principal e não fica de fora toda incursão deste ritmo pela Bahia, os artistas principais e as músicas da época. Ele explicou tudo sobre o assunto e adentrou à cena rocker baiana com conhecimento de causa.

Em seguida, eis que surge uma figura em performance surpreendente declamando poesias belas, o Marcos Peralta da Maccaca que conduziu os convidados até o foyer onde juntou-se ao grupo de poesia da biblioteca Betty Coelho. Em meio às poesias declamadas e letras de Raul foi servido o coquetel. Também fomos brindados com uma pequena apresentação de Thildo Gama cantando Raul, e em um momento, o Zezão Castro fez uma participação. Confiram nas fotos...

Já o dia 28, o Dia Municipal do Rock 2005 (Lei 5404/98) iniciou com a continuação do documentário sobre a vida de Raulzito. “Causos & casos” que levavam a platéia ao delírio e às gargalhadas com as situações causadas pelo Maluco Beleza. Tudo isso contado por pessoas que tiveram uma proximidade com Raul, assim como os Panteras.

Acabado uma parte do documentário, eis que sobe ao palco do Teatro de IRDEB para dar continuidade ao seu trabalho que foi dividido em duas partes, Zezão Castro. Irreverente e mestre com as palavras, ele começa a sua apresentação colocando um disco de Raul na vitrola (pick-up, para os modernos). Permaneceu firme, o rapaz! Uma convicção de anos de trabalho e pesquisa que o fizeram assim. Parabéns e vida longa ao Zezão Castro!

Ele, que é possuidor de um acervo raro, relembrou grandes bandas da cena rocker baiana, como Úteros em Fúria, Zona Abissal, Camisa de Vênus, dentre outras. Houve até espaço para os tropicalistas e também para o axé music. Opa! Peraí! Axé music em show de rock? Esse cara é louco! Bom... seria louco se ele não tivesse tempo de mostrar lucidez e destruir aquele vinil desprezível, encerrando a sua participação nas comemorações do Dia Municipal do Rock.

Depois foi a vez das bandas mostrarem seus trabalhos e prestarem suas respectivas homenagens ao ídolo aniversariante do dia. A banda MOVIDOS A ÁLCOOL foi a primeira a dar o ar da graça. Com seu rock brega, fez a platéia dançar bastante, apesar de estar sentada. Cachaça é um ótimo “frontman”, ele tem bastante carisma e domina o público como ninguém, digno de bastante atenção dos presentes. Canções como “A Volta do Boêmio” e “Fuscão Preto”, clássicos da música de bar, tiveram uma roupagem roqueira, sem diferenciar por demais dos originais. Porém, originais mesmos são os caras. Autênticos em assumir o sofrimento por uma “ingrata”, como na canção “Silvanice”. Prestaram uma grande homenagem ao Raulzito com a música “Sessão das Dez”, cantada em coro pela platéia. Outra canção de Raul, segundo Cachaça, tocada no improviso, foi “Tu És o M.D.C. da Minha Vida”, que foi cantada também por um dos presentes que não resistiu à emoção e subiu ao palco, numa participação especial.

Todos imploraram em uníssono para a cerveja não acabar, como mandava a banda na canção homônima. Os público masculino desejou ir morar no brega e aderir ao estilo de vida dos MOVIDOS A ÁLCOOL. O que ninguém esperava era ver o que Cachaça chama de “a barriga mais sexy do Brasil”. Acredito que os gritos ouvidos quando ele mostrou seu grande calo abdominal, eram gritos de pavor. Enfim... Showzaço.

A PERSONA NON GRATA subiu ao palco com o respaldo de possuir nas guitarras os grandes Gustavo Mullen e Karl Hummel, ambos guitarristas do Camisa de Vênus. O rock and roll continuou no talo e a performance do vocalista André Lissonger chamou bastante atenção. Exímio nos vocais, André mostrou o que poucos ainda têm no Brasil roqueiro atual: qualidade, carisma e afinação. Como era de se esperar, a PNG mandou ver em covers do Camisa de Vênus, destacando “Hoje”, “O Adventista” e “Eu Não Matei Joana D´Arc” como pontos altos do show, onde a platéia sentiu-se incendiada pelo fogo da PNG.

No momento “TOCA RAUL”, fizeram “Pastor João e a Igreja Invisível”, música da parceria de Raul com Marcelo Nova no disco “A Panela do Diabo”. Os caras também tocaram músicas próprias como “ Johnny” e “Ah, Se Ela me Beijasse”. Uma grande banda para uma grande noite.

Não poderia faltar, numa homenagem ao Pai do rock brasileiro, um sósia. Deja, vocalista da banda ALUGA-SE, incorporou, como sempre, o ídolo e tocou algumas músicas de Raul. Encerrou o show com um pedido da platéia: ROCK DO DIABO.

Logo a seguir, uma grande jam tomou conta do teatro. A participação de integrantes da banda SOMBRA SONORA com o guitarrista Gustavo Mullen, foram “tirando” algumas músicas ali, no improviso, e novamente o cidadão que já havia participado com o Movidos a Álcool, subiu e cantou algumas música com a banda. O cara parecia estar dominado por algo inexplicavelmente Raulseixista e até arriscou alguns discursos inflamados que empolgaram os presentes.

O Dia Municipal do Rock, a ACCR, as bandas, a platéia e todos que participaram direta e indiretamente desta festa sentem-se imensamente agradecidos por toda a carreira de Raul, algo que influi suficientemente em nossas vidas para que possamos, a cada ano, comparecer, realizar, apoiar, tocar e se divertir num encontro como esse. O palco do Teatro do IRDEB nunca mais será o mesmo e, com certeza, sentirá falta do grande Maluco Beleza, assim como nós.

“Só os loucos e as crianças falam a verdade. Os loucos são aprisionados e as crianças educadas” – Grafite em Montevidéu /Uruguai.

RESENHA - COQUETEL E SHOW, DIA MUNICIPAL DO ROCK 2005 in: http://www.accrba.com.br/popcoquetelshow.htm

Nenhum comentário: